O
potencial de mercado do Grande ABC sempre foi muito grande, independentemente do segmento. E não seria diferente com o setor imobiliário. Como já mostramos neste espaço, enquanto a Capital vem percebendo, mês a mês, resultados negativos, as principais cidades do ABC parecem ilhas de prosperidade. E isso tem chamado à atenção de empresas que atuam na capital.
Há alguns anos, o Grande ABC era um pequeno feudo das
construtoras e incorporadores locais. Somente elas entendiam e atendiam o consumidor local. Com o tempo e o crescimento do mercado, empreendedores de fora começaram a atuar em pontos estratégicos. Levando mais concorrência e oferecendo produtos diferenciados.
Parece que o mercado gostou, pois não perdeu seu espaço, e o comprador amou, pois ganhou opções diferenciadas, que foram logo adotadas pelas empresas locais.
Hoje, não é possível diferenciar um produto feito exclusivamente para o mercado do ABC de outro feito em São Paulo. Com exceções de particularidades de região e, principalmente, preço, um imóvel construído lá, não é igual ao da cidade vizinha.
Aliás, preço é o grande alterador desse cenário. Sem dúvida, o preço do metro quadrado nas cidades do ABC é bem menor do que em bairros da Capital mais próximos de lá. O perfil econômico das cidades e o potencial de compra também pesam na decisão.
Outra mudança de cenário nessa troca de experiências é que as empresas do ABC há muitos anos já atuam na Grande São Paulo. A princípio em bairro mais próximos, mas é possível ver placas com endereços das cidades vizinhas à Capital em empreendimentos mais distantes, no meio das
zonas leste e
sul, principalmente.
A troca de experiência e de negócios é benéfica. Isso é bom para quem empreende, compra, vende e investe nos dois mercados.
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