Notícias do seu Bairro
04.jul.2016
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

ABC tem muita oferta de terrenos

Há muitas áreas com potencial de crescimento

Imagem ABC tem muita oferta de terrenos
Logo Copiar Blog Notícia
Como uma coisa pode ser boa e ruim ao mesmo tempo? No mercado imobiliário é fácil encontrar a resposta: a oferta de terrenos para construção de imóveis. Esse é o grande dilema do mercado na região do ABC.

Há muitos anos, cidades como Santo André, São Bernardo e São Caetano - só para citar as maiores - colocam-se entre as que mais registram lançamentos, equivalendo-se ou até passando números de muitos bairros na Capital. Mas essas localidades começam a perceber um fenômeno que muitos bairros de São Paulo passam há anos: o preço do metro quadrado alto faz com que haja muito terreno, mas pouco negócio fechado.

De acordo com agentes que atuam no ABC, há uma tendência crescente na região, que é a de muita oferta de terrenos vazios em locais mais periféricos dos municípios, mas pouca (ou quase nenhuma) procura, o que atravanca o setor, o que pode ser benéfico (outra contradição). Quando há muita procura, há alta nos valores; quando há pouca procura, a oferta aumenta e os preços caem. Essa realidade é clara e já viu em muitas localidades. No Grande ABC não seria diferente.

O mercado local se mobiliza para mudar isso e fazer com que o interesse de novos lançamentos não se concentre em áreas mais centrais. Há muitas áreas com potencial de crescimento. Claro, há cidades nas quais não há muitas opções. Por exemplo, de acordo com corretores, São Caetano não tem mais ofertas de terrenos novos, mas há um mercado que pode crescer se a bússola virar. Na cidade muitas grandes empresas fecharam e, olhando o "copo meio cheio", esses espaços (como aconteceu em Santo André) podem se transformar em pólos de atração para empreendimentos comerciais, residenciais e industriais.

Outra virada de bússola possível é fazer com que empreendedores vejam outras possibilidades. Não se deve ficar segmento no A, B e C, olhando a outras letras. Há demanda em Diadema, Imóveis em Mauá">Mauá, por exemplo, onde o aumento populacional foi maior entre as cidades da região. Há terrenos a preços interessantes, desde que o foco seja nos empreendimentos com valores mais baixos que as cidades maiores.

Ainda incipientes e pouco interessantes para o mercado, mas com boas possibilidades, desde sejam criadas opções em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, mas em um futuro breve. Tal qual a frase no filme "Campo dos Sonhos": construa que eles vêm.

Fonte:
ABC Imóvel
O Portal de Imóvel do Grande ABC de São Paulo
www.abcimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Quando pedir a portabilidade do crédito imobiliário?
Próximo Post >
Crédito imobiliário soma R$ 3,9 bilhões