Notícias do seu Bairro
29.jan.2019

Conheça os melhores parques de São Caetano

Cidade do ABC garante diversão e momentos descontraídos

O forte desenvolvimento industrial e automobilístico da Cidade de São Caetano despertou a atenção das pessoas que estão em busca de um local para morar que proporcione qualidade de vida, praticidade e facilidade de acesso para a capital paulista.

No quesito lazer e diversão, a região não deixa a desejar. A cidade de São Caetano, no Grande ABC é recheada de atrações que vão garantir a diversão dos moradores e visitantes. Sejam em pistas de caminhadas, aparelhos de ginástica, bosques, trilhas, playgrounds e belas paisagens. 

 

- Parque Espaço Verde Chico Mendes:

 

FOTO: Thiago Padial - São Caetano Digital

 

O Parque Espaço Verde Chico Mendes tem cerca de 140.000 m² de área no total e fica localizado no Bairro Cerâmica, na cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista. O local é ideal para fazer caminhadas e exercícios físicos em meio à natureza.

Atrações: O parque possui uma grande diversidade de atrativos para o seu público. Dentre as opções temos sete quadras poliesportivas (futebol, basquete, handebol e vôlei), pistas de Cooper coberta e descoberta, mesa para jogos, lanchonetes, lago, palcos, atendimento médico, banheiros, telefones espalhados pelo ambiente, dentre outras coisas.

Além disso, o local conta com a Praça Armando Furlan, com 12 mil metros quadrados, com um globo de metal que destaca São Caetano no mapa mundi, e 11 mini globos, que representam a inserção da cidade no mundo.

 

Um pouco da história do Parque Chico Mendes: 

O Espaço Verde Chico Mendes também homenageia um homem que lutou pela preservação da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica e suas seringueiras nativas. Além disso, recebeu da ONU o Prêmio Global de Preservação Ambiental. Assim, ficou conhecido como ambientalista, além de fundador de reservas extrativistas não predatórias.

Ele, em 1987, discursou na reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Miami (EUA), denunciando a destruição da floresta. Além disso, solicitou a suspensão do financiamento para a construção da BR – 364, que com visitas guiadas, atravessaria o estado de Rondônia e chegaria ao Acre.

Por isso, com sua inspiradora história quanto ao Meio Ambiente, foi dado o nome ao principal espaço verde em São Caetano do Sul, o Parque Natural Municipal Chico Mendes. Assim, ficou profundamente reconhecido pela população da cidade, que frequenta de maneira massiva o parque durante a semana.

 

Horário de Funcionamento: Das 5h até às 21h (as segundas abrem somente para caminhada e corrida)

Telefone: (11) 4232-5165

Localização: Av. Fernando Símonsen, 566 - São José, São Paulo - 09540-230 - VEJA GOOGLE MAPS

Mercado Imobiliário na região: A região do bairro da Cerâmica vem crescendo ao longo do tempo, e com um parque desses por perto, agrega e enriquece ainda mais o local. Por isso, é evidente que a procura por Apartamentos à venda na Cerâmica seja alta, assim como a de Casas à venda na Cerâmica.

 

 

- Parque Catarina Scarparo D' Agostini

 

Com 11 mil metros quadrados, o parque Catarina Scarparo D´Agostini é ligado ao Chico Mendes por um túnel. Possui minipista de Cooper, espelho d´água com palco para espetáculos, camarins, banheiros, vestiários, ponte pênsil, estacionamento para bicicleta, refletores de última geração e guarita. O parque também é conhecido pela população de São Caetano do Sul como “Chiquinho” em alusão a proximidade com o Espaço Verde Chico Mendes.

 

Melhorias: O parque passou por melhorias para atender melhor os seus visitantes diários e deixa-los cada vez mais confortáveis no ambiente. Entre as melhorias, podemos citar a reforma foi rea­lizada no lago para solucionar o problema do vazamento, o qual foi concretado e o tanque, impermeabilizado, ganhou pintura em azul. Antes da transferência dos peixes e tartarugas ao local foi feito o controle químico (pH) e de oxigenação da água. Foi realizada revisão geral na hidráulica, águas pluviais e na parte de esgoto de todo o parque.

A iluminação foi toda trocada, ampliada (inclusive nas ilhas do lago), ganhando em luminosidade e economia. As três cascatas do parque foram recuperadas e estão em pleno funcionamento.

As alamedas para passeio de pedestres receberam drenagem para não acumular poças. O túnel de acesso, a partir do Espaço Verde Chico Mendes, ganhou nova iluminação e piso asfáltico. A Sesurb realizou ain­da a construção de rampas e bancos nos quiosques, inseriu pedriscos na área de passeio e areia em toda a área do Chiquinho.

 

Horário de Funcionamento: Das 6h até às 22h

Telefone: (11) 4231-1062

Localização: R. Serafim Carlos, 414 - Osvaldo Cruz, São Caetano do Sul - SP, 09570-410 - VEJA GOOGLE MAPS

 

 

- Pista Skate Park São Caetano do Sul

FOTO: Facebook Estação Jovem e Ilustrativas

 

Para aqueles que curtem andar de Skate, a cidade disponibiliza a Pista Skate Park São Caetano localizada em uma praça totalmente arborizada.  A Pista Skate Park São Caetano do Sul fica localizado dentro do espaço Estação Jovem, em frente às estações rodoviária e ferroviária, no centro da cidade.

O local é formado por 3 pistas: a pista de street (com obstáculos) que conta com uma área maior e mini ramp para praticantes de nível mais elevado; a pista de banks (similar a uma piscina) divertidíssimo para skatistas de todos os níveis e idades ; e a pista infantil com uma área de street e micro ramp menor para quem está começando a por os pés no skate.

Tudo isso dentro de uma praça, limpa e com bancos para que pedestres possam aproveitar a tranquilidade local. Já na parte superior encontramos um grande pátio onde quem curte pode praticar manobras radicais. E, no espaço também são realizados shows e atividades culturais.

 

Telefone: (11) 4226-5518 / (11) 4226-5720

Localização: R. Serafim Constantino,  s/n (estação) - Centro, São Caetano do Sul 

 

 

- Parque Santa Maria (Guaiamu)

FOTO: Eric Romero - PMSCS

 

Localizado em área de 9.765 metros quadrados, o Parque Santa Maria de São Caetano do Sul tem um papel importante na reurbanização do Bairro. Possui pista de Cooper, com dois circuitos, de 360 e 550 metros; três quadras poliesportivas, uma coberta (futsal, basquete, handebol e vôlei); sala de ginástica; lago; lanchonete; anfiteatro a céu aberto (com palco e camarim); playground; pequenas ilhas com fontes; área para guardar bicicletas; telefones públicos; sanitários com duchas; enfermaria; sala para médicos.

Atividades oferecidas: ginástica adulta (às segundas e quartas, às 8 e 14 horas, às terças e quintas, às 19 horas); PEC 1, de iniciação esportiva, para crianças de 4 a 15 anos (às segundas e quartas, às 10, 15 e 16 horas); escolinhas para crianças de 6 a 15 anos, masculino e feminino, de futsal (às terças e quintas, das 8 às 11h45) e de basquete (às segundas e quartas, das 9 às 11h30, e às terças e quintas, das 13h30 às 17h30); aulas particulares oferecidas pelo Conselho do parque, de ioga, pintura em tela, Tai Chi Chuan e kung fu.

 

Horário de funcionamento: Segunda feira: 06h30 às 19h00 // demais dias da semana das 06h15 às 21h00

Telefone: (11) 4227-7758

Localização: R. Gen. Humberto de Alencar Castelo Branco, 501 , Santa Maria , 09560-380, São Caetano do Sul, SP - Veja no GOOGLE MAPS

 

 

- Parque Botânico e a Escola Municipal de Ecologia Presidente Jânio da Sila Quadros 

 

Parque Botânico e Escola de Ecologia (Jânio da Silva Quadros): Com uma área de 23 mil metros quadrados, é um ótimo parque para passeios. Possui quiosques, lago com carpas, gruta, fonte e árvores frutíferas.

Abriga também a Escola de Ecologia Presidente Jânio da Silva Quadros. A escola foi fundada em 25 de abril de 1992, sendo uma referência em educação ambiental para os estudantes da cidade e região. É uma referência em educação ambiental para os estudantes da cidade e região. O local possui laboratórios, estufas, canteiros de mudas, recintos com animais e a sala Ciências da Terra.

Infraestrutura do Parque Botânico: Canteiros/viveiros com plantas ornamentais que abastecem os canteiros/viveiros da cidade, Canteiro de plantas carnívoras, Centro chamado Oficina de ideias, onde são realizadas oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais e também a exibição de filmes sobre o tema, Biotério (necrotério e taxidermia de animais), Estufas, Lago artificial, Sala de cursos para 50 pessoas, Palco, Fonte, Três quiosques para piqueniques, Sanitários, Canteiros de plantas medicinais. 

 

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 17h

Telefone: (11) 4238-3027

Localização: R. da Paz, 10 - Mauá, São Caetano do Sul - SP, 09580-750 - Veja no GOOGLE MAPS

 

 

- Parque Municipal José Alves dos Reis (Bosque do Povo) 

FOTO: Thiago Padial - São Caetano Digital

 

Localizado em área de 27 mil metros quadrados, possui duas quadras poliesportivas, uma pista de Cooper de 650 metros, duas canchas de bocha cobertas, três playgrounds, barras de alongamento, mesas de pingue-pongue, xadrez e damas, coreto, teatro de arena, poço artesiano, duas bicas públicas, lago, com travessia por ponte e chafariz, lixeiras estilizadas, banheiros, portaria.

Atividades: escolinhas para crianças de 7 a 13 anos, masculino e feminino, de futebol (às terças e quintas, das 14 às 16 horas) e de basquete (às quartas e sextas, das 14 às 16 horas); ginástica adulta; orientação para caminhada e alongamento.

 

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 7h às 18h (porém de segunda abre apenas para caminhada e corrida) // Sábado e Domingo das 7h às 20h

Telefone: (11) 4232-0128

Localização: Estrada das Lágrimas, 320 – São José, São Caetano do Sul - SP - Veja no GOOGLE MAPS

 

 

A região permite que todos os moradores tenham à disposição uma infraestrutura sólida com diversos estabelecimentos comerciais. E na hora de escolher um local para morar é levado em conta todos esses fatores.

Por isso, não perca tempo e confira os Imóveis em São Caetano para venda e locação que o Portal ABC Imóvel  (www.abcimovel.com.br) disponibiliza para você!  


Crédito das fotos:
https://www.areasverdesdascidades.com.br

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ABC Imóvel
O Portal de Imóvel do Grande ABC de São Paulo
https://www.abcimovel.com.br/