Notícias do seu Bairro
26.nov.2021

Escola infantil pública no ABC: conheça as opções mais perto de você

Listamos as principais escolas públicas infantis no ABC

As famílias que contam com a educação pública, precisam se preparar com antecedência para matricular seus filhos em uma escola pública infantil. Isso porque muitas escolas abrem matrícula muito antes do fim do ano, por isso, é preciso se antecipar e escolher a escola mais próxima da sua casa para não perder a matrícula, pré-matrícula ou lista de espera — procedimento que varia de acordo com cada escola e cidade. 

Dessa forma, não há momento melhor para planejar o futuro escola do seu filho ou filha, senão agora, com a perspectiva de um novo ano começando. Com antecedência, você pode garantir vaga para o ano seguinte.

 

Conheça o significado de cada sigla e a idade indicada para cada etapa escolar

Foto: Freepik

Existem diversas siglas no mundo da educação, tanto relacionadas à escola e ao tipo de ensino, quanto dentro do universo de pais, alunos e professores. Dessa forma, separamos as principais siglas para você entender o que cada uma significa e explicamos a idade indicada para cada etapa da vida escolar do seu filho. Assim, fica mais fácil na hora de escolher uma escola. Confira a seguir.

Educação Infantil

A educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, ela contempla creches e a pré-escola. Nas creches com berçário, é possível matricular crianças com menos de um ano, já a pré-escola é para crianças a partir de 4 anos.

As principais siglas dentro dessa etapa são:

  • EI - Educação Infantil

  • EM - Escola Municipal

  • EB - Ensino básico

  • EE - Escola Estadual

Desse modo, as siglas podem ser combinadas, por exemplo: EMEI, significa “Escola Municipal de Educação Infantil''.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é a segunda etapa da Educação Básica e é dividida em duas subetapas. Anos Iniciais ou Ensino Fundamental I, que vai do primeiro ao quinto ano; e anos finais ou Ensino Fundamental II, que vai do sexto ao nono ano. Os anos iniciais são para crianças entre 6 e 10/11 anos, os Finais, são idealmente completados aos 14 anos. Siglas referentes:

  • EF - Ensino Fundamental

  • EM - Escola Municipal

  • EE - Escola Estadual

  • EMEIEF - Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Ensino Médio

O Ensino Médio é a terceira e última etapa da Educação Básica, algumas escolas contam com Ensino Médio Profissionalizante, que combina a grade básica da etapa com algum Curso Técnico.

  • EM - Ensino Médio

  • ETEC - Ensino Técnico Estadual

Outras modalidades de ensino

Além das etapas da Educação Básico para crianças e adolescentes, ainda há a graduação para jovens e adultos. 

  • EJA - Educação de Jovens e Adultos

  • CIEJA - Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos

Outras etapas são destinadas à Educação Especial, que são escolas com as mesmas etapas da Educação Básica, mas voltada a alunos surdos, que tem como a primeira língua a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Neste ponto, existem turmas específicas para crianças e adolescentes e, também, para jovens e adultos. Siglas referentes:

  • AEE - Atendimento Educacional Especializado

  • APE - Atendimento Pedagógico Especializado

As escolas que contemplam Educação Especial também podem contar com salas com recursos para atender pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual, múltipla ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). As turmas podem ser matriculadas em horários do contraturno, de acordo com a necessidade. 

 

Todas as siglas e procedimentos apresentados aqui levam em conta políticas da Educação Estadual do Estado de São Paulo. Sendo assim, pode variar de acordo com o município.

 

Escola Pública em Mauá

1 - EM Chico Mendes

Foto: Google Street View

Também com uma grade mais ampla, a Escola Municipal (EM) Chico Mendes fica no Jardim Flórida e é uma opção para quem busca escola pública infantil. A instituição, além de oferecer Educação Infantil, também conta com Ensino Fundamental I (do primeiro ao quarto ano) para crianças e, também, para Educação de Jovens Adultos (EJA). Além disso, a infraestrutura possui sala com recursos para atender pessoas com deficiências múltiplas, oferecendo, assim, Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Endereço: R. Ivan Bernardo da Silva, 43 - Jardim Flórida

Telefone: (11) 4545-0762

EM Chico Mendes no Google Maps

 

Escola Pública em Santo André

2 - EMEIEF Prof. Antonio Virgilio Zaniboni

Foto: Google Street View

Famílias que procuram escola pública infantil em Santo André pode conhecer a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Prof. Antônio Virgilio Zaniboni, no bairro Jardim Estádio. A instituição oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que contempla do primeiro ao quarto ano. Além disso, também conta com turmas para Educação de Jovens e Adultos (EJA)  para Ensino Fundamental da primeira à oitava série. O local possui sala com recursos para atender pessoas com deficiências múltiplas.

Endereço: Av. Áurea, 920 - Jardim do Estádio

Telefone: (11) 4453-5797

EMEIEF Prof. Antonio Virgilio Zaniboni no Google Maps

 

Escola Pública em São Bernardo

3 - EMEB Carmen Tabet de Oliveira Marques

Foto: Google Street View

Já no bairro Tatetos, a opção para quem procura escola pública para seu filho ou filha é a EMEB Carmen Tabet de Oliveira Marques, inaugurada em 2000 sob o nome “EMEB do Bairro Tatetos” e renomeada em 2006. A escola conta com Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que contempla do primeiro ao quinto ano.

Endereço: R. Quirino Emílio de Jesus, 500 - Tatetos

Telefone: (11) 4354-0933

EMEB Carmen Tabet de Oliveira Marques no Google Maps

 

Escola Pública em São Caetano

4 - EMEI Abelardo Galdino Pinto

Foto: Google Street View

As famílias que procuram por escola pública infantil em São Caetano do Sul, podem conhecer a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Abelardo Galdino Pinto, no bairro Osvaldo Cruz. A instituição conta apenas com Educação Infantil e somente para pré-escola. Já a infraestrutura, conta com quadra de esportes descobertas e parque infantil. 

Endereço: R. Cel. Camisão, 320 - Osvaldo Cruz

Telefone: (11) 4124-0699

EMEI Abelardo Galdino Pinto no Google Maps

 

Fontes:





 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ABC Imóvel
O Portal de Imóvel do Grande ABC de São Paulo
https://www.abcimovel.com.br/