Nem tudo foram espinhos no mercado imobiliário no ABC em 2012. O segmento de imóveis corporativos teve alta de 43,3% na região. No ano passado foram lançadas 2.221 unidades comerciais nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.
O mais importante é que os tipos de unidades foram bem diversificados e atenderam diversos nichos de interesse do mercado. De empreendimentos únicos a empreendimentos mistos, com salas comerciais, residenciais e shopping, como O Brookfield Century Plaza, na antiga Cidade Pirelli, em Santo André.
Para agentes do mercado, o ABC está recuperando o tempo perdido nos últimos anos, período que ficou sem lançamentos. Há demanda reprimida e potencial, pois as cidades mostram sinais claros de crescimento econômico. Esse movimento começou tímido em 2007, mas tomou corpo maior em 2012.
Leia também:
Mercado imobiliário: Indústria tem queda no número de vagas
Mercado imobiliário: Pesquisa detecta queda no preço do imóvel
Imóvel para a classe C está difícil no ABC
De todas as cidades, Santo André é a que parece retomar o tempo perdido com maior vigor. Ela ficou de fora do boom de 2007, mas agora se recupera e mostra vigor. São Bernardo, de certa forma, manteve números maiores. O ABC vem mudando seu perfil econômico de eminentemente industrial para prestador de serviços e isso cria uma demanda interessante para o segmento.
Os preços são ainda mais interessantes. Enquanto na Capital o metro quadrado gira entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, no ABC essa variação fica entre R$ 5 mil e R$ 8 mil. Afora isso, a localização e a infraestrutura das cidades, além da facilidade de acesso a grandes rodovias e ao Rodoanel e a proximidade com São Paulo, são diferenciais para quem quer investir em uma unidade comercial no ABC.
O mercado também aponta onde ficam as principais localizações desses imóveis na região. Em Santo André, entre as avenidas Dom Pedro II e Industrial, na antiga Cidade Pirelli. Em São Bernardo, entre a Avenida Pereira Barreto e a Rua Jurubatuba. São Caetano, na Avenida Goiás e no Espaço Cerâmica. Já em Diadema, na Rua Antonio Piranga e Avenida Cupecê, com a diferença que a cidade ainda não vive um boom no segmento como nas três vizinhas maiores da região e os preços são mais altos.
O mercado imobiliário no ABC teve um destaque positivo em 2012, com o segmento de imóveis corporativos registrando uma alta de 43,3%. Foram lançadas 2.221 unidades comerciais nas cidades da região, atendendo a diversos nichos de interesse do mercado, desde empreendimentos únicos até mistos. A mudança do perfil econômico, com foco em serviços, tem impulsionado a demanda por unidades comerciais no ABC, onde os preços são mais atrativos se comparados aos da capital. A localização estratégica, infraestrutura e facilidade de acesso são pontos diferenciais para investidores interessados na região.