Agentes do setor e especialistas estimam que o mercado imobiliário asseguram que o mercado retomará os bons números de anos anteriores. Mas o começo de 2013 ainda sente os reflexos negativos de 2012. Haja vista os dados que vêm sendo apresentado em diversas análises. A mais recente é a de total de vagas de trabalho.
Leia também:
Mercado imobiliário: Pesquisa detecta queda no preço do imóvel
Imóvel para a classe C está difícil no ABC
Mercado imobiliário: Aluguel residencial fica mais caro
De acordo com levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o setor de construção civil fechou mais 101,7 mil vagas em dezembro em todo o País, em comparação com novembro. Esse mês já havia apresentado decréscimo de 42,7 mil vagas.
Se comprados com o mesmo período de 2011, os cortes também foram maiores. Em dezembro de 2011 83,9 mil empregos deixaram de existir.
Por região, a maior baixa foi no Centro-Oeste, 12.222 postos de trabalho, e no Norte, com 9.183 trabalhadores dispensados.
O mercado imobiliário enfrenta uma queda no número de vagas de emprego, refletindo os impactos negativos de 2012 que perduram no início de 2013. De acordo com levantamento do Sinduscon-SP em parceria com a FGV, o setor da construção civil fechou mais de 101 mil vagas em dezembro, comparado com o mês anterior, e apresentou um cenário ainda pior em comparação com 2011. As regiões mais afetadas foram o Centro-Oeste e o Norte do país.